Dia da Mulher na Unibes

A Unibes surgiu por iniciativa de mulheres. Criada em 1915 por um grupo de senhoras judias de São Paulo, a Sociedade Beneficente das Damas Israelitas foi o embrião da nossa instituição. Nos primeiros anos de atividade, as pioneiras orientavam imigrantes judeus que chegavam refugiados da primeira guerra mundial dando a assistência necessária para que pudessem recomeçar a vida.  Com o tempo, o trabalho ganhou força, se uniu a outras organizações que surgiram posteriormente para apoiar a comunidade judaica e passou a assistir também a comunidade maior. Em 1976, a fusão dessas instituições ganhou o nome Unibes.

De lá para cá, a presença feminina na liderança da instituição se consolidou. No decorrer dos anos, várias presidentes da Unibes foram mulheres.  Atualmente, além da nossa presidente Denise Zaclis Antão, contamos com 3 mulheres na vice-presidência e 7 na diretoria.

Essa postura igualitária não está presente apenas na gestão da instituição. Em nossos serviços também trabalhamos a independência e a autonomia da mulher com programas de geração de renda, de prevenção a violência doméstica e de capacitação profissional com atividades específicas para as meninas como no projeto Girls Education, em parceria com a The Estée Lauder Companies.

Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, sentimos orgulho em dizer que honramos as mulheres que fazem parte da nossa história, mostrando que justiça social também é construída quando estimulamos a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Botão para acessar a página de doações. Na imagem duas crianças sorriem animadas junto com um rapaz olhando para baixo.
Botão para acessar a página de doações. Na imagem de três crianças sorriem animadas junto com um rapaz olhando para baixo.