Na imagem um idoso de quipá em frente a um piano conduz uma aula de música e alguns idosos de frente, sentados com um livro aberto cantam.

Idosos

Unibes promove autonomia e integração dos idosos

O trabalho realizado pela Unibes com os idosos tem como base a Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, cujo propósito é assegurar os direitos sociais e criar condições de promover a autonomia, integração e participação efetiva do idoso na sociedade.

Núcleo de Convivência dos Idosos oferece atividades para mantê-los ativos

Na foto idosa sorri, sentada com as pernas esticadas, com um bambolê na mão e em cima das pernas.

Tem foco na socialização do usuário por meio de atividades programadas e vivência cultural. Oferece oficinas de arte e artesanato, aulas de coral, aulas gourmets, dança e ginástica, além de encontros intergeracionais que facilitam a convivência entre o idoso e outros públicos. Inclui também a participação em jogos, inclusive eletrônicos, que são ensinados para entreter e manter o corpo em atividade.

Possui uma sala multimídia com o propósito de aproximar os idosos das novas tecnologias. Nesse espaço, eles aprendem não só os jogos eletrônicos, mas recebem também aulas de computação para se manterem conectados com os avanços da sociedade moderna. Além disso, participam de palestras, passeios culturais, eventos e festividades.

Centro Dia promove lazer e cultura aos idosos

Na foto mulher com chapéu de festa junina sorrindo da a mão para idoso que usa boina e está em movimento.

Desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São Paulo para cuidados diurnos a idosos semidependentes. Normalmente, esses idosos moram com suas famílias que durante o dia não possuem disponibilidade para dar atenção e cuidados. No Centro Dia, os idosos recebem alimentação, participam de atividades voltadas ao lazer e à cultura e são assistidos por uma equipe de enfermagem.

Unibes atua para melhorar a qualidade de vida dos sobreviventes do Holocausto

A imagem mostra duas senhoras sentadas olhando para a foto e sorrindo, ambas usam colar de bolinhas. Em segundo plano tem mais idosos sentados em mesas.

Em parceria com a Claims Conference, a Unibes atua para melhorar a qualidade de vida das vítimas do Holocausto que vivem em situação de vulnerabilidade e cujos rendimentos são insuficientes para atender às suas necessidades. O programa envolve os governos da Áustria, Alemanha, Romênia e Suíça.

A UNIBES SOBREVIVENTES DO HOLOCAUSTO recebeu a Bandeira Verde concedida pelos auditores da Claims Conference, que avaliaram a documentação e os procedimentos da Unibes. A avaliação desse trabalho proporcionou um aumento no aporte de recursos para os sobreviventes. A Unibes foi a única instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a receber esse reconhecimento da comunidade internacional.

O programa recebe financiamento da Claims Conference (Conferência sobre Reparações Materiais Judaicas contra a Alemanha) e também do Programa Emergencial de Assistência às Vítimas do Nazismo por determinação do Tribunal Distrital dos Estados Unidos que supervisiona o processo denominado: Contencioso dos Ativos das Vítimas do Holocausto (Bancos Suíços).

Logo Claims conferencia - the conference of jewish material claims against germany. www.claimscon.org

A assistência social às Vítimas Judias do Nazismo é mantida através de fundos provenientes da Conferência sobre Reparações Materiais Judaicas contra a Alemanha.

A assistência é prestada pelo URO Trust Limited.