Sobreviventes do Holocausto
A Unibes, em parceria com a Instituição Claims Conference (Conferência sobre Reparações Materiais Judias contra a Alemanha), baseada em Nova Iorque, EUA, atua para garantir o bem-estar físico e emocional dos Sobreviventes do Holocausto, em faixa etária acima de 79 anos, que residem em São Paulo e outras regiões do país.
Os recursos são destinados à saúde destes idosos, que recebem o auxílio financeiro para que possam contar com cuidadores, remédios, realizar tratamento em clínicas e em demais necessidades. Os fundos para a assistência social às vítimas judias do nazismo são provenientes da própria Claims Conference e, adicionalmente, do URO Charitable Trust Limited.
Em 2022, pela terceira vez consecutiva, a Unibes recebeu a Bandeira Verde concedida pelos auditores da Claims Conference, que avaliaram a documentação e os procedimentos da Instituição. A avaliação deste trabalho proporcionou um aumento no aporte de recursos destinados aos sobreviventes. A Unibes foi a única Instituição da América Latina, e uma das poucas no mundo, a receber este reconhecimento.
Em 2023, com o compromisso de aumentar a divulgação deste serviço realizado, a Unibes ampliou o número de atendimentos pelo Programa e atualmente são 208 sobreviventes assistidos.
Em 2024, o Programa completou 20 anos, promovendo os cuidados e o bem-estar que estes assistidos precisam, em respeito à história, força e resiliência que cada um deles carrega, com muita sensibilidade em protegê-los, sendo hoje uma das prioridades da Instituição.
Se você ou seus amigos conhecem sobreviventes do Holocausto ou alguém que nasceu na Europa na época da Segunda Guerra, contate a Unibes para verificar a possibilidade de ajuda!
- sobreviventes@unibes.org.br