Unibes celebra Pessach com solidariedade e cuidado aos assistidos

A passagem de Pessach (Páscoa judaica) é um momento de celebração para a comunidade judaica ao redor do mundo. Mais que uma festividade tradicional, relembra a libertação do Povo Judeu da escravidão no Egito e traz um convite a reflexões sobre temas universais como liberdade, fé, superação e esperança.

Em sintonia com o espírito de renovação e solidariedade, na sede da Unibes uma linda celebração de Pessach foi realizada junto aos idosos assistidos. Todos os presentes, incluindo membros da diretoria da Unibes, prestigiaram a cerimônia.

A Unibes também realizou uma ação especial voltada às famílias da comunidade judaica. Foram distribuídos 300 vouchers, no valor de R$ 180 cada, para que as famílias, de acordo com suas preferências, pudessem adquirir itens para a montagem do Seder de Pessach. Um gesto de valorização da autonomia, dignidade e o fortalecimento dos vínculos familiares.

A iniciativa contou também com a participação de 10 voluntárias do Clube A Hebraica que se dedicaram à montagem de 100 cestas, também com produtos especialmente destinados ao Seder de Pessach. Em apoio à ação, o Fundo Comunitário fez a doação de 400 caixas de matzot que foram entregues às famílias.

Estas atividades representaram o compromisso da Unibes em manter viva a essência de Pessach: o cuidado com o próximo, a valorização das raízes e a importância da esperança.

Quer saber mais sobre Pessach e seus significados?
Vem com a gente!

Por que Pessach é tão celebrado?
Pessach é a festividade judaica mais amplamente comemorada. Não à toa, 99% da população de Israel observa a data de alguma forma — seja comendo matzá, limpando a casa, evitando chamêts ou participando do Seder. É um momento de memória coletiva e conexão familiar profunda.

O que o matzá representa?
Esse pão ázimo e sem fermento foi feito desta maneira, porque o Povo Judeu deixou o Egito sem tempo para deixar o pão crescer. Comer matzá conecta à experiência de libertação e renova o compromisso com a liberdade em todas as gerações.

E o Seder, o que é?
O Seder é a refeição ritual de Pessach, realizada em casa. É um momento em que se relembra a saída do Egito com alimentos simbólicos, leitura da Hagadá e músicas tradicionais. É um momento de transmissão de histórias e valores, especialmente às crianças.

Por que quatro copos de vinho?
Durante o Seder, são servidos quatro copos de vinho para representar as quatro expressões de redenção descritas no livro de Êxodo. Cada taça celebra um passo na jornada da liberdade.

Qual o papel da Hagadá?
Por meio da Hagadá, a história de Pessach é contada. Para além de um texto, ela é um guia para a vivência do Seder: repleto de perguntas, respostas, ensinamentos e canções.

E aquela água salgada?
Ela representa as lágrimas do povo escravizado no Egito — um lembrete emocionante da dor que antecedeu a liberdade. Também remete a tradições antigas dos tempos do Templo em Jerusalém.

Por que Pessach é tão familiar?
Pessach é celebrado em casa, em família. A tradição do cordeiro pascal partilhado, as receitas transmitidas de geração em geração e os rituais do Seder fazem da festa um laço afetivo entre passado, presente e futuro.

Encontre

Categorias