A fotografia é de uma família de costas caminhando em uma estrada de terra, com árvores ao redor. São 4 pessoas representadas, uma mulher, uma criança de 2 anos, um homem e um menino de 8 anos, nessa ordem.

Famílias

Unibes oferece atendimento integral à família

A assistência promove convívio familiar e comunitário, a defesa de direitos e a proteção de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e risco à vida.

Milhares de famílias são beneficiadas pela Unibes

O programa de atendimento a famílias é realizado em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio. Esse programa oferece atendimento a mais de 6 mil famílias da região central de São Paulo, sobretudo dos bairros do Bom Retiro, Santa Cecília e Sé.

Essas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social, são cadastradas nos programas públicos de transferência de renda. Os assistentes sociais da Unibes realizam um trabalho em campo, visitando anualmente milhares de domicílios para verificar as condições de vida e as necessidades das famílias assistidas.

A partir do diagnóstico dos assistentes sociais é possível intervir para ajudar a fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promover o conhecimento dos direitos sociais e o acesso a serviços públicos, além de ajudar no encaminhamento de doentes para centros de saúde e para tratamento de doenças físicas e mentais.

Também são realizados trabalhos voltados à capacitação e empreendedorismo para que as famílias possam ser inseridas novamente no mercado de trabalho ou desenvolvam alternativas para alcançar maior autonomia financeira

Entre os serviços que são oferecidos pela Unibes nesse programa destacam-se:

Ícone com desenho de uma pessoa de braços abertos, segurando um peso em cada mão. Simbolizando uma balança.

Programa Advocacia

Orientações para o enfrentamento de questões legais cotidianas, auxílio na resolução das questões judiciais e, quando necessário, encaminhamento para a rede de serviços públicos.

Ícone com apenas o busco de uma pessoa de cabelo comprido loiro e jaleco azul.

Terapia ocupacional

Promove a inserção social de pessoas comprometidas física ou mentalmente. O trabalho dos terapeutas ocupacionais contribui para o fortalecimento dos laços comunitários dos beneficiados e inclui o acompanhamento das condições de autonomia desse pacientes.

Ícone com mão segurando terra e uma planta verde que floresce um cifrão.

Geração de renda

Voltado a beneficiários que não apresentam condições de reinserção no mercado de trabalho em virtude de limitações inerentes ao ciclo de vida (idosos) ou outras desvantagens pessoais (deficiências físicas ou cognitivas), mas que têm habilidades para gerar renda.

Ícone com labirinto redondo de cima, nas cores: azul, amarelo, cinza e branco.

Mediação de conflitos

As famílias matriculadas no Serviço Social da Unibes que apresentam situações de conflito como violência, abuso, problemas conjugais, dificuldades na orientação dos filhos e de convivência social, entre outros, podem participar de grupos especializados em mediação que orientam as famílias em busca da melhor solução para cada caso.

Ícone de uma laptop aberto em uma página da internet.

Telecentro

Com o objetivo de promover a inclusão digital, os telecentros são espaços que oferecem acesso público e gratuito a tecnologias de informação e comunicação. Os usuários possuem acesso a computadores e monitoria para buscar empregos, fazer cursos e pesquisas escolares e se comunicarem com parentes distantes.

Horários de atendimento

As famílias interessadas devem passar pelo Serviço Social para avaliação de elegibilidade aos programas. Confira abaixo o horário de atendimento:

 Horário do serviço social: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h00.                                                     Plantão do Serviço Social: Às quartas-feiras, das 8h30 às 11h00 

Rua Rodolfo Miranda, 287 – Bom Retiro.
Para mais informações
(11) 3123-7300 Ramal 7345 ou 7331