Primeiro centro para idosos na cidade de São Paulo completa um ano


Unibes em parceria com Prefeitura de São Paulo celebra sucesso do projeto que desde sua abertura atende idosos e famílias

 

O envelhecimento da população tornou-se um fenômeno mundial. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), hoje no Brasil são 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos, em 2050 serão 64 milhões, o que corresponde a 30% da população. Além de politicas que melhoram a qualidade de vida e reforçam a importância sobre a prevenção de doenças, a cada dia que passa governo e instituições começam a desenvolver políticas para a saúde ocupacional, de trabalho e principalmente criar espaços que estimulem a convivência e ofereçam orientação de especialistas preparados para lidar com este grupo.

 

Um exemplo, disso é o Centro Dia da Unibes. Primeiro espaço da cidade dedicado ao atendimento de idosos em situação de vulnerabilidade social, e que no dia 20 de Maio, às 9h30, completa seu primeiro ano. Localizado no bairro do Bom Retiro, o Centro Dia já atende em sua capacidade máxima e hoje 30 pessoas são beneficiadas pelo programa. Pela manhã, os idosos chegam à Unibes, passam o dia em atividades como oficinas sócia educativas, de autocuidado e segurança alimentar, rodas de conversa, palestras sobre cidadania, historia da arte e muito mais. “Eu estou muito contente com o Centro Dia (…) eu ficava em casa sozinha e aqui eu estou com muita gente, faço muitas atividades, aprendi muita coisa e tenho muita gratidão por estar aqui”, afirma Silvia, 77 anos e que há um ano frequenta o espaço.

 

Além de o idoso ter um espaço de convivência preparado e adequado para as suas necessidades, a família também tem a segurança e tranquilidade para fazer suas atividades diárias. Com o acolhimento, o trabalho humanizado e estudo das necessidades dos usuários a equipe de profissionais realiza e planeja a ações de acolhida, escuta, informação e orientação buscando possibilidades de intervenção estabelecendo uma relação de confiança e apoio, dando ênfase no pertencimento familiar e comunitário, criando espaços de identidade, subjetividade, restaurando laços familiares e oferendo oportunidades de crescimento pessoal.

 

Para o evento de comemoração estão programadas apresentação de música, bate papo entre idosos e familiares.

 

Unibes – Centro Dia

Rua Rodolfo Miranda, 287 – São Paulo – SP

Mais informações pelo telefone 3123-7300

Acompanhe a gente no Facebook: Compartilhar
Acompanhe a gente no Facebook:
Compartilhar