Vítimas do Holocausto Judaico

O programa recebe financiamento da Claims Conference (Conferência sobre Reparações Materiais Judaicas contra a Alemanha) e também do Programa Emergencial de Assistência às Vítimas do Nazismo, por determinação do Tribunal Distrital dos Estados Unidos que supervisiona o processo denominado: Contencioso dos Ativos das Vítimas do Holocausto (Bancos Suíços).

unnamed

A assistência social às Vítimas Judias do Nazismo é mantida através de fundos provenientes da Conferência sobre Reparações Materiais Judaicas contra a Alemanha.

A Agência Claims/Unibes é a representante oficial no Brasil da Claims Conference (The Conference on Jewish Material Claims Against Germany), uma organização sediada em Nova York, Estados Unidos, que negocia indenizações e reparações de guerra junto aos governos europeus para os sobreviventes da Shoá (holocausto judaico causado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial).

 

A agência atende sobreviventes da Shoá em todo o território nacional, repassando verbas indenizatórias através de programas assistenciais. Essa parceria com a Unibes existe desde 2004, por indicação da Confederação Nacional Israelita do Brasil (Conib).

 

As verbas dos programas são direcionadas para os sobreviventes que apresentam complexidades em saúde e estejam em situação de vulnerabilidade social.

 

Os programas vigentes no momento são: Austrian Holocaust Survivor Emergency Assistance Program (AHSEAP), German Government (GG) – In Home Services Fund e Swiss Banks Looted Assets Program (SW).

 

Café Europa: É um projeto feito especialmente para os sobreviventes da Shoá, a fim de que celebrem a vida em um encontro que reúne histórias diferentes de um passado comum. No Café Europa, os participantes têm a oportunidade de se sociabilizar, encontrar velhos amigos, desenvolver redes de suporte mútuo e aproveitar atividades culturais. A primeira edição foi em dezembro de 2012. Desde então, já realizamos dezoito edições até abril de 2017.

 

Exposição Sublime: É uma exposição de arte que apresenta algumas das obras produzidas pelos sobreviventes da Shoá. Tem por objetivo ressaltar o poder da arte e mostrar que muitos sobreviventes estão ativos, produzindo pinturas, desenhos, esculturas, dando aulas etc. A primeira edição foi realizada em 2013 e, desde então, já realizamos cinco edições.

 

Os sobreviventes da Shoá interessados devem entrar em contato pelo e-mail sobreviventes@unibes.org.br ou pelos telefones (11) 3123-7343 e (11) 3123-7356, das 14h às 17h.