Serviço de Assistência Social á Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF)

O trabalho de assistência social desenvolvido pela Unibes é baseado em quase 100 anos de expertise. Nossos atendimentos abrangem todas as etapas do desenvolvimento humano.

Programa Advocacia: Os usuários que necessitarem de orientação e atendimento na área jurídica podem contar com o apoio do Programa Advocacia da Unibes. Uma equipe de advogados oferece orientações para o enfrentamento de questões legais cotidianas, auxilia na resolução das questões judiciais e, quando necessário, encaminha para a rede de serviços públicos.

Geração de Renda: O programa Geração de Renda atualmente conta com o Grupo de Proteção, que se caracteriza por beneficiários que não apresentam condições de reinserção no mercado de trabalho em virtude de limitações inerentes ao ciclo de vida (idosos) ou outras desvantagens pessoais (deficiências físicas ou cognitivas), mas que têm habilidades que possam gerar renda.

Terapia Ocupacional: Esse serviço é realizado para desenvolver as potencialidades e incentivar a criação de redes sociais e de solidariedade voltadas para pessoas com comprometimento físico, mental e social.

Atendimento em Domicílio: A Unibes conta com um grupo de voluntários, supervisionados e orientados pela equipe técnica, para fazer visitas a domicílios, hospitais psiquiátricos e clínicas de longa permanência. O objetivo é oferecer acompanhamento e mais qualidade de vida para pessoas e famílias com comprometimentos graves relativos à saúde física e mental.

Ação Cidadã: Realizado a cada dois anos, esse é um dos principais eventos promovidos pela Unibes, que convida a comunidade para usufruir de diversos serviços gratuitos. Durante o evento, que chega a reunir mais de 13 mil pessoas por dia, são oferecidos serviços nas áreas de saúde, gastronomia, beleza, lazer, assessoria jurídica e artesanato.

Mediação de Conflitos: As famílias matriculadas no Serviço Social da Unibes que apresentam situações de conflito, violência, abuso, problemas conjugais, dificuldades na orientação dos filhos e de convivência social, entre outros, podem participar de grupos especializados em mediação que orientam as famílias em busca da melhor solução para cada caso.

Vale Bazar: Pessoas encaminhadas pelos serviços municipais de assistência social e instituições do entorno recebem um vale-compras para utilizar nos bazares da Unibes. O valor de cada vale é definido de acordo com a avaliação das assistentes sociais da instituição.

Serviço de Assistência Social à Família (SASF): Unidade que atende famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Desenvolve atividades que preveem a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários por meio de ações socioeducativas, garantia de direitos, desenvolvimento de potencialidades, participação e ganho de autonomia através de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, às situações de risco, exclusão e isolamento dos grupos familiares.

SASF Bom Retiro: conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Atendimento para até 1000 famílias.

SASF não conveniado. Atendimento para cerca de 1600 famílias. É referência em trabalho social com famílias para a comunidade judaica de São Paulo, proposta original da Unibes desde sua fundação.

As famílias interessadas em participar de outros programas devem procurar o Serviço Social da Unibes.