A assistência promove convívio familiar e comunitário, a defesa de direitos e a proteção de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e risco à vida.

Milhares de famílias são beneficiadas pela Unibes

O programa de atendimento a famílias é realizado em convênio com a Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio. Esse programa oferece atendimento a mais de 6 mil famílias da região central de São Paulo, sobretudo dos bairros do Bom Retiro, Santa Cecília e Sé.

Essas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social, são cadastradas nos programas públicos de transferência de renda. Os assistentes sociais da Unibes realizam um trabalho em campo, visitando anualmente milhares de domicílios para verificar as condições de vida e as necessidades das famílias assistidas.

A partir do diagnóstico dos assistentes sociais é possível intervir para ajudar a fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promover o conhecimento dos direitos sociais e o acesso a serviços públicos, além de ajudar no encaminhamento de doentes para centros de saúde e para tratamento de doenças físicas e mentais.

Também são realizados trabalhos voltados à capacitação e empreendedorismo para que as famílias possam ser inseridas novamente no mercado de trabalho ou desenvolvam alternativas para alcançar maior autonomia financeira

Entre os serviços que são oferecidos pela Unibes nesse programa destacam-se:

Programa Advocacia

Uma equipe de advogados oferece orientações para o enfrentamento de questões legais cotidianas, auxilia na resolução das questões judiciais e, quando necessário, encaminha para a rede de serviços públicos.

Terapia Ocupacional

Promove a inserção social de pessoas comprometidas física ou mentalmente. O trabalho dos terapeutas ocupacionais contribui para o fortalecimento dos laços comunitários dos beneficiados e inclui o acompanhamento das condições de autonomia desse pacientes.

Terapia Ocupacional

Promove a inserção social de pessoas comprometidas física ou mentalmente. O trabalho dos terapeutas ocupacionais contribui para o fortalecimento dos laços comunitários dos beneficiados e inclui o acompanhamento das condições de autonomia desse pacientes.

Geração de Renda

Voltado a beneficiários que não apresentam condições de reinserção no mercado de trabalho em virtude de limitações inerentes ao ciclo de vida (idosos) ou outras desvantagens pessoais (deficiências físicas ou cognitivas), mas que têm habilidades para gerar renda.

Mediação de Conflitos

As famílias matriculadas no Serviço Social da Unibes que apresentam situações de conflito como violência, abuso, problemas conjugais, dificuldades na orientação dos filhos e de convivência social, entre outros, podem participar de grupos especializados em mediação que orientam as famílias em busca da melhor solução para cada caso.

Telecentro

Com o objetivo de promover a inclusão digital, os telecentros são espaços que oferecem acesso público e gratuito a tecnologias de informação e comunicação. Os usuários possuem acesso a computadores e monitoria para buscar empregos, fazer cursos e pesquisas escolares e se comunicarem com parentes distantes.

Horários de Atendimento

As famílias interessadas devem passar pelo Serviço Social para avaliação de elegibilidade aos programas.

De segunda a quarta-feira, das 8h30 às 11h00.
Rua Rodolfo Miranda, 287 – Bom Retiro.
Informações
(11) 3123-7316